Em outubro de 1998, a revista Wired (versão impressa) publicou um encarte onde eram mostradas algumas tendências e decadências. Por incrível que pareça, os serviços de instant messaging estavam classificados como certos para morrer. Para quem ainda não sabe, instant messaging é o que faz o seu ICQ, ou seja, envia e recebe mensagens instantâneas – daí o nome – através da Internet, como se fossem rápidas notificações ou avisos.

Segundo a Wired, os programas de mensagens instantâneas teriam o mesmo fim da tecnologia push. Quando foi lançada, era um sucesso, uma revolução. Em pouco tempo, caiu no desuso e transformou-se em um eficiente jeito de atualizar software – seu antivírus, seu sistema operacional, etc – pela Web.

Erraram feio. O ICQ fez e continua fazendo um tremendo sucesso e concorrentes não param de entrar no páreo. Entre eles, os mais conhecidos são os da Microsoft, com seu MSN Messenger, e a America Online, com seu AOL Instant Messenger. Só? Claro que não, ainda tem o GU, o Gooey, o ChatZilla, CliqueMe, ComVC, ........ , enfim, uma dúzia de opções para você escolher. Mas nenhum conseguiu ameaçar o reino do ICQ – alguns chegaram perto, mas morreram na beira da praia.

O Gooey foi um deles. Na época de seu lançamento, também fez um tremendo sucesso e trouxe novidades que o ICQ não tinha e ainda não tem.

Reportagens sobre o programa foram publicadas em quase todos os jornais e revistas do mundo e, quando todos pensavam que o ICQ tornar-se-ia obsoleto, o Gooey simplesmente parou no tempo. Quem ainda o usa constantemente? Se você não conheceu o Gooey, leia algumas reportagens:

http://www2.uol.com.br/JC/_1999/2107/if2107e.htm
http://www2.uol.com.br/JC/_1999/2107/if2107e1.htm
http://www2.uol.com.br/JC/_1999/2107/if2107f.htm


Tela de registro

Ano passado, a America Online comprou a Mirabilis, fabricante do ICQ, e os rumores apontavam um crescimento fora do comum ao ICQ, haja vista o AOL Instant Messenger ser amplamente utilizado entre os milhões de usuários da America Online e, pela lógica, a idéia seria mixar os dois em um programa só. Não aconteceu.

O que se vê, hoje, é um ICQ ultrapassado e não muito diferente das versões anteriores. Na verdade, comparando a versão atual (99) com as anteriores, vemos muitas novidades. Novas funções e novos recursos, mas o essencial continua o mesmo, enviar e receber mensagens rápidas e arquivos.

Sobre as outras funções, podemos contar nos dedos as pessoas que as usam, como por exemplo, aquela agenda de apontamentos, lista de compromissos e lembretes de aniversários. A versão 98 tinha mais ou menos 3MB para download, a versão 99 uns 5MB e a 2000? Terá 10MB? É muito peso e muito tamanho para um programinha que fica ao lado do relógio do Windows.


A

bram alas, o Odigo ressuscitou! Alguém lembra desse nome? Odigo parece nome de cachorro ou de papagaio, convenhamos. De cachorro, só se for um Pitbull, prestes a degolar o ICQ. Papagaio, talvez, pois ele ainda vai dar muito o que falar. O Odigo não é um programa recente, aliás, chega a ser antigo. O que você ler sobre o Odigo é passado. Estamos falando de uma nova versão, reformulada, melhorada e atualizada do programinha feito pela NovaWiz, uma empresa israelense de capital americano, onde até brasileiro trabalha.

O Odigo 2.01 não é apenas mais um programa para troca de mensagens pela Internet, que veio para concorrer com o ICQ. Ele simplesmente veio tomar o lugar do ICQ e prover o usuário com funções bem interessantes e úteis, prontas para serem usadas de forma constante e não apenas uma vez ou outra perdida.


Localize seus amigos

O que faz a nova versão do Odigo ser tão especial? Podemos enumerar vários motivos, mas só usando para crer. Revisemos alguns deles, só para deixá-lo com gostinho de quero mais e apressá-lo para o download.

Assim como qualquer outro aplicativo do porte, o Odigo também possui uma lista de contatos, onde você cadastra seus amiguinhos” e troca mensagens e arquivos quando estiver online. Tá, tá... grande coisa. Você tem três dúzias de pessoas na sua lista do ICQ e agora vai começar a convencer todo mundo a apagar o programa e baixar o Odigo? Não, apesar de o Odigo compensar tal esforço, não será necessário.

Atirando na bucha, o que há de mais especial no Odigo é justamente a coexistência que pode haver com o ICQ. Como assim? Simples. Você pode parar de usar o ICQ e manter apenas o Odigo no computador, pois ele gerencia ambos, simultaneamente! Você pode importar toda sua lista de amigos do ICQ para o Odigo e trocar mensagens com eles. É claro, você também vai poder acrescentar e apagar usuários do ICQ na sua lista do Odigo, como se estivesse usando o ICQ dentro do Odigo. O pessoal do ICQ vai ter uma marquinha diferenciada na sua lista, facilitando ainda mais a identificação “quem é quem e de onde”.

Resumindo, é mais ou menos como ter dois programas em um. Logo depois de instalá-lo e configurar suas informações pessoais, você escolhe entre conectar ou não, automaticamente, ao servidor do ICQ toda vez que abrir o Odigo. Um pequeno detalhe: ao usar o Odigo com a função do ICQ, você não pode abrir também o ICQ e usar ambos ao mesmo tempo, pois será como se dois usuários estivessem tentando usar a mesma senha. Para que você iria manter o ICQ aberto se pode usá-lo atráves do Odigo?

O

Odigo lhe dá a oportunidade de saber quais são os sites mais acessados no momento pelos usuários do Odigo. Melhor ainda, você pode filtrar por tópico. Se quiser saber quais são os sites em língua portuguesa (ou inglesa, ou japonesa, ou chinesa...), que estão sendo mais visitados, basta filtrar o tópico e pimba na gorduchinha. Escolha, por exemplo, por país ou por idade. Ou então, não escolha nada e deixe na opção “Todos os tópicos” para ver qual o site “tampa de Crush” do momento. O interessante é que muitos portais brasileiros estão entre os primeiros da lista. Universo Online, ZAZ, Cadê e MSN Brasil.

O Odigo também interage com o seu navegador. Ao abrir uma página na Internet, ele mostra todos as pessoas (usando o Odigo, é claro) que estejam nela naquele mesmo instante que você. Aí é só clicar, ler os detalhes dela, passar uma mensagem ou abrir um bate papo.
Mas, cuidado! É bom não tentar puxar conversa com o pessoal que está “insosso” ou não está muito a fim de papo. E como é que você vai saber?
Fácil, fácil... todo usuário do Odigo pode escolher o astral que estiver no momento e suas intenções de papo – sejam elas segundas ou terceiras. Você escolhe uma carinha que mais se identifique com sua personalidade da hora: conhecer novos amigos, flerte (opa!), deprimido, romântico, procurando conselho, papo profissional, etc. E mais, você troca de astral (que moderno...) ao simples clique do mouse. Quando as pessoas clicarem sob seu nome para saber mais detalhes sobre você, elas também poderão ver uma caricatura sua. A caricatura você escolhe logo ao rodar o Odigo pela primeira vez, entre mais de 250 opções! Eis a parte mais difícil e complicada do Odigo: achar uma carinha que pareça com você.

Assim como o ICQ, você pode procurar novos amigos baseados nos seus interesses. Filtrando os tópicos, como idade, sexo, interesses ou localidades, o Odigo faz uma listagem e entrega de bandeja. Antes que a gente esqueça, ele também vem com um mini-navegador embutido, para mostrar as novidades e últimas notícias.

Em tempos de globalização, a NovaWiz não poderia ficar de fora; é possível fazer o download gratuito do Odigo em 8 idiomas. Entre eles, o português do Brasil. Ufa! Nada de “ficheiro” ou “disco duro”, e sim um português nosso. Milagre? Sorte? Piada? Não, nada disso.


Cada bicho estranho...

Em sua equipe de trabalho, a NovaWiz conta com a preciosa ajuda de Karina Goldrajch, uma carioca de gema e flamenguista (blergh...) que é responsável pela Assessoria de Comunicação da empresa e foi a pessoa que traduziu o Odigo para nosso idioma. Os brasileiros agradecem, Karina.
Pode-se dizer que Karina é a maior responsável pelo sucesso do Odigo no Brasil. Não é a toa que o país é um dos líderes em número de usuários, graças ao empenho da flamenguista (blergh... de novo) em divulgar o produto aqui na terra brasilis. Depois de fazer ponta em uma novela da Globo e deixar um pouco do ar de sua graça nas câmeras fotográficas brasileiras (foi modelo na adolescência), Karina resolveu mudar-se para Israel, a fim de estudar e trabalhar. Mesmo morando em Israel, ela jura de pé junto que morre de saudades do Rio, do churrasco e da feijoada, e tem o maior orgulho de dizer lá fora que é brasileira.

Karina foi quem criou os slogans do Odigo no Brasil, como:
“Brasil, mostra a sua carinha!" (com relação às carinhas que podem ser escolhidas no Odigo);
"Brasil, mostra a sua língua!" (com o lançamento do Odigo em Português).
Também é de autoria da Karina o conceito que melhor define a nova versão do Odigo. Com ele, “dá pra assobiar e chupar cana ao mesmo tempo”.

Turbine seu Odigo

Turbine seu Odigo, acessando a comunidade WWW.ODIGO.ORG e procurando por novidades e adicionais. Quem usou a versão antiga (0.99) do Odigo, deve lembrar que os sons eram melhores do que agora. Use-os! Faça o download de esquemas de sons e telas (skins) para seu Odigo e personalize-o a gosto.

LINKS da matéria:
Wired – www.wired.com
ICQ – www.icq.com/download
MSN Messenger –http://messenger.msn.com/
AOL Instant Messenger – www.aol.com/aim/home.html
Mirabilis – www.mirabilis.com
NovaWiz – www.novawiz.com
Odigo – www.odigo.com
Odigo.org – www.odigo.org
Chatzilla – www.chatzilla.com
CliqueMe – www.cliqueme.com
ComVC – www.uol.com.br/comvc
Gooey – www.getgooey.com
GU –http://gu.ectia.com



Por Paulo Rebelo